terça-feira, 24 de abril de 2012

A TERRA COMO TETO

A arquitetura para lá de ecosustentável do suíço Peter Vetsch se revela em formas arredondadas que lembram o mestre catalão Antoni Gaudí. E com um detalhe no mínimo inusitado: as casas são construídas embaixo da terra


Chamadas Earth Houses, ou casas de terra, essas construções são ecológicas e sustentáveis muito antes desses conceitos se tornarem moda. Vetsch começou a criá-las em 1978, na Suíça, baseado na interpretação de uma consciência ambiental, de arquitetura ecológica e progressista.

Essas moradias -- que para alguns lembram o estilo residencial dos Hobbits, criaturas criadas pelo professor, filósofo e escritor J. R. R. Tolkien, autor do livro O Senhor dos Anéis -- se destacam por sua proximidade com a natureza. E permitem uma experiência para além das habituais quatro paredes e seus ângulos retos.

A casa de terra usa seu entorno como uma vantagem: os arredores não são adaptados para a construção, a casa é moldada na terra a fim de preservar o meio ambiente natural. O resultado é no mínimo intrigante.







Essas Earth Houses foram construídas na cidade de Dietikon, na Suíça, num terreno de 4.000 m2. As casas têm entre 60m2 e 200m2.

As mudanças pessoais e sociais em nossa comunidade global requer intervenções flexíveis e multifuncionais, além de soluções adaptadas do nosso ambiente construído. Infelizmente, a maioria das construções contemporâneas segue, segundo Peter Vetsch, um modelo que é resultado do pensamento convencional em projetos de dias passados. Para ele, a arquitetura não deve ditar a natureza, mas sim, cooperara com ela.
Vetsch prega que a arquitetura sustentável deve ser, preferencialmente, integrada ao ambiente natural e estar em uma relação simbiótica com ele.

Em seu site (www.erdhaus.ch), o arquiteto explica os benefícios e a engenharia das Earth Houses. Ele diz que em comparação com as tradicionais residências construídas sobre o solo, o objetivo de construir uma casa sob o solo é outro: não viver sob ou no chão, mas com o chão. Parece estranho. Mas, Vetsch esclarece: "se chão e casa são separados, uma casa é construída no ar, resultando na perda de calor e umidade, além da 'casca' exterior perder vida."

Porque o conceito é interessante e vale a pena pensar sobre ele?

O conceito de casas de terra utiliza o solo como um cobertor de isolamento eficiente, que a protege da chuva, das baixas temperaturas, vento e abrasão naturais.

Uma casa de terra não tem que necessariamente ser construída sob a terra. Ela pode ser erguida sobre o terreno crescido naturalmente. Assim, é uma construção flexível, que pode ser feita de acordo com os desejos de seus donos, cumprindo necessidades individuais, garante o arquiteto suíço.

Outros benefícios:
  •  Isolamento: as Earth Houses são concebidas como arcos integrais e uma das consequências diretas desse tipo de engenharia é o isolamento altamente eficiente. A redução do calor e a "poupança" de energia somam cerca de 50%.


  • Luz: são construídas utilizando fachadas de vidro, permitindo luz natural abundante. Banheiros e salas secundárias ganham domus.


  • Aquecimento natural: uma única célula de 4m2 pode fornecer energia para uma família de quatro pessoas, com 50% a 70% da necessidade de água quente.

  • Proteção: a exclusiva arquitetura das casas de terra a protegem muito bem contra tempestades severas. Elas não podem ser arrancadas ou derrubadas por ventos fortes. A engenharia estrutural e, acima de tudo, a falta de cantos e partes expostas (telhado), eliminam as superfícies vulneráveis que de outro modo facilmente sofreriam danos.


  • Impermeabilidade: a arquitetura específica das casas de terra as tornam quase herméticas. O ar úmido não consegue penetrar em suas estruturas, o que evita danos estruturais. 




No interior das casas, tudo arredondado.

Saiba mais sobre Peter Vetsch 

 "Uma boa arquitetura é também uma escultura"
Peter Vetsch cursou escola pública em Sax, na Suíça, de 1950 até 1956. Fez escola agrícola em Cernier e graduou-se em 1962. Foi aprendiz em projetos de estruturas em Winterthur e trabalhou para um escritório de arquitetura em St. Gallen. Nos anos seguintes, estudou na escola de Arte de Dusseldorf, na Alemanha, e graduou-se em 1970. Depois disso, trabalhou em diversos escritórios de arquitetura da Alemanha e da Suíça.

Vetsch criou seu próprio escritório de arquitetura em 1978, em Dietikon, na Suíça. Desde lá, fez seu nome e carreira com o desenvolvimento da arquitetura das Earths Houses. Até hoje, implantou mais de 70 casas na Suíça e em outros países. Ele também construiu casas convencionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário