sábado, 5 de maio de 2012

UMA CASA ABERTA PARA O VERDE

Parte 5 - Quarto de hóspedes/escritório do proprietário

"Ser capaz de amar qualquer coisa atraente, por
mais frágil que ela seja, é sinal de saúde psicológica"
Freud

ANTES
Problema: Bagunça generalizada: malas, roupas, sacolas, caixas... Uma infinidade de coisas a serem selecionadas, etiquetadas e guardadas. Mas, em qual lugar? Os donos da casa estavam tão estressados com tudo que não queriam mais nem entrar lá. Coube à mim dar "um jeito" neste quarto. A ideia deles era dar um destino a mais do que simplesmente um quarto de hóspedes. O proprietário, que tem uma consultoria e várias vezes por semana trabalha em casa, precisava de um escritório só para ele. Além disso, as roupas não cabiam todas no closet. O que fazer? 



O quarto já mais "arrumadinho".

DEPOIS
Solução: Uma das premissas era dar um tom mais masculino no quarto, já que ele seira usado diariamente pelo proprietário da casa. Por isso a cartela de cores é mais neutra: caramelo no painel de madeira (em MDF padrão amêndola rústica, execução da Marcenaria Wilson), camurça em uma das paredes (Suvinil Toque de Seda pré-existente), branco e marrom. Na cama, o toque de ligeira ousadia está nas almofadas com estampa de onça (Espaço Til). Gravuras e molduras da Moldura Minuto.

Para resolver o problema da falta de espaço no closet do quarto do casal, fiz um armário anexo neste quarto, que serve tanto o casal (o proprietário guarda algumas camisas) quanto os hóspedes, que têm espaço para abrigar eventuais malas e/ou mudas de roupas. O vidro espelhado em tom dourado dá profundidade e amplia o ambiente.


Um pequeno criado-mudo, com um nicho e duas gavetas são suficientes para o local. Misturei o MDF padrão amêndola rústica (que aparece na cabeceira da cama) com o tom mais escuro do vengé também rústico (execução da Marcenaria Wilson).
 Pendente da Bertolucci com cúpula de linho.

Um pequeno aparador na parede ao lado da cama compõe com quadros temáticos de Paris. Caminhão da Cecília Dale e escultura comprada numa loja em São Paulo.

Todo o quarto foi revestido com painéis de MDF com laminado padrão amêndola rústico. Exceto na cabeceira da cama e na parede ao lado da cama, que se estende a 1 metro, sua altura chega a 2,15 metros, a mesma da janela-balcão. Essa simetria dá unidade ao ambiente e o deixa extremamente aconchegante. 

O local de trabalho do proprietário da residência. A cadeira ainda é provisória. Uma nova, modelo EA, de Charles&Ray Eames, em couro preto, já foi encomendada. O móvel embaixo do tampo (que tem quatro gavetas com puxadores em forma de cava) era do pai do proprietário, que não quis se desfazer dele.

O proprietário queria ter acesso muito fácil aos fios da rede de internet e telefone. Por isso eles ficam aparentes. Luminária Dove, da Dominici.

 Vista da janela-balcão para a sacada do quarto. Cortinas de linho com forro de gaze de linho (execução da Bello Lar).

bANBCas fotos: arquivo pessoal desta designer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário