terça-feira, 14 de agosto de 2012

FLORESTA VERTICAL

Em Milão, Itália, dois prédios residenciais têm árvores plantadas nas varandas dos apartamentos



Projeto ambicioso e inovador. E o legal é que não se trata apenas de uma ideia possível, mas já colocada em prática. O Bosco Verticale, em construção no bairro de Isola, em Milão, faz parte do plano urbanístico BioMilano. A proposta é criar um cinturão verde ao redor da cidade italiana e restaurar 60 fazendas, abandonadas na periferia, para uso da população.

O Bosco Verticale tem duas torres residenciais: uma com 110 metros de altura e outra com 76 metros. A maior diferença desse projeto (em relação a outros que têm a sustentabilidade como objetivo) são as varandas dos apartamentos com árvores e outras espécies de plantas.

Segundo Stefano Boeri, arquiteto do projeto, será a primeira floresta vertical do planeta.

"Essa proposta de reflorestamento metropolitano contribui para a regeneração do ambiente e da biodiversidade. As 900 árvores e outros tipos de vegetação criam um microclima. A diversidade das plantas produz umidade, absorve CO2 e partículas sujas, e proteje da radiação e da poluição acústica, promovendo melhor qualidade de vida e armazenamento de energia."

VARANDAS VERDES
Modo de trazer o verde de volta às cidades, prédios com árvores e plantas são tendência na arquitetura. Só a vegetação do Bosco Verticale ocuparia uma área de 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol.


No verão, as árvores sombreiam as janelas e filtram a poeira da cidade; no inverno, o sol brilha através dos ramos ressecados. Os dois prédios contam com tecnologia que recupera e produz energia, ao mesmo tempo que filtra a poluição do ar. Também têm sistemas de energia eólica e fotovoltaica para aumentar o grau de autossuficieência energética. E a irrigação é feita com o reaproveitamento da água produzida pelos edifícios.






Fonte: www.stefanoboeriarchitetti.net e revista Conceitual, da ABD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário